Bebé morre por Covid-19

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito devido a infecção provocada pelo Novo Coronavírus. Trata-se de uma criança recém-nascida, com 17 dias de vida, do sexo feminino, que sofria de algumas doenças congénitas e respiratórias.

Segundo o comunicado de actualização de dados da Covid-19, divulgado esta tarde pelo Ministério da Saúde, a menor foi diagnosticada como positivo para esta pandemia no dia 4 de Julho, o mesmo dia em que teve óbito, na cidade de Maputo, onde se encontrava internado desde o passado dia 30 de Junho devido a outras comorbidades.

Com este caso, o país já conta com oito pessoas perecidas devido a esta doença e duas por outras causas.

O MISAU indica ainda que mais 18 indivíduos acusaram positivo para esta enfermidade, num um lote de 627 amostras testadas nos laboratórios nacionais do sector público e privado. Assim, Moçambique eleva o cumulativo de pessoas infectadas pelo novo coronavírus para 987, sendo 905 de transmissão local e 82 importados.

Em termos de distribuição dos novos casos, o MISAU indica que sete são da cidade de Maputo, seis da província de Maputo, um de Inhambane, dois de Nampula e igual número de Cabo Delgado.

“Os casos novos são todos de nacionalidade moçambicana e resultam da vigilância nas Unidades Sanitárias. Os mesmos encontram-se em isolamento domiciliar”, refere o documento do MISAU, indicando que neste momento decorre o processo de mapeamento dos respectivos contactos.

Nas últimas horas foi registado mais um caso internado, desta feita na província de Inhambane. O país tem seis pacientes a receber cuidados hospitalares, sendo dois em Gaza, um em Inhambane, Sofala, província da cidade de Maputo.

“Todos os indivíduos internados têm patologias crónicas diversas, associadas a COVID-19”, refere o comunicado do MISAU.

Por outro lado, as autoridades sanitárias referem terem registado, de ontem para hoje, mais 14 indivíduos recuperados da doença, sendo três de Niassa, igual número de Cabo Delgado, quatro em Inhambane e outros na Província de Maputo. Com estes casos, o país já conta com 270 pessoas recuperadas da Covid-19.

Moçambique conta, actualmente, com um cumulativo de 987 pessoas testadas positivas ao novo coronavírus, dos quais 270 foram dados como recuperados, oito perderam a vida devido a doença e dois por outras causas.

Fale connosco acerca do COVID-19

Estamos para o servir! Questione e receba respostas.

Liga para os números acima ou preencha o formulário a seguir para receber resposta por email. Este formulário não serve para testes.