Casos de Covid-19 aumentam para 409 no país

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 55 casos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o cumulativo para 409 doentes confirmados em laboratório, dos quais 126 são dados como recuperados.

Segundo informação avançada pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, durante a conferencia de imprensa de actualização de dados da Covid-19, que teve lugar na tarde de hoje, 06.06, na província de Nampula, os 55 casos positivos são todos de cidadãos moçambicanos e saem de um lote de 1055 amostras testadas de ontem para hoje no laboratório Instituto Nacional de Saúde (INS).

Tendo em conta o incremento rápido do número de casos cuja cadeia de transmissão é desconhecida, acompanhado pela mudança no perfil demográfico e clínico dos casos de COVID-19, e associado ao rápido incremento do número de focos não relacionados, o ministro da Saúde afirmou que estão cumpridos os pressupostos do padrão de Transmissão Comunitária na Cidade de Nampula. Assim, diferente do restante do País que ainda apresenta um padrão epidemiológico baseado em focos de transmissão, a Cidade de Nampula é o primeiro local geográfico a nível nacional a transitar para o padrão de Transmissão Comunitária.

Dos 55 casos notificados, 28 são da província de Nampula, 13 de Cabo Delgado, 10 província de Maputo, dois de Manica e igual número para cidade de Maputo.

“Os casos, hoje reportados, encontram-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, indicou o ministro, detalhando que do total dos novos casos reportados, 25 são mulheres e 30 homens. Cinco são crianças menores de 14 anos de idade.

No grupo estão 14 trabalhadores do sector da saúde, sendo que 13 são da província de Nampula. Aliás, o governante partilhou que o sector da saúde conta neste momento, em todo o país, com 35 profissionais de várias áreas (saúde pública, laboratório, administrativos e até activistas) infectados pelo novo Coronavírus.

Indicou que neste momento o país possui três indivíduos internados devido à Covid-19, sendo um na Província de Inhambane, cuja evolução é satisfatória, tendo já efectuado um teste que deu negativo, faltando outro para ser considerado curado. Outros dois estão internados na província de Nampula, e encontram-se estáveis e com boa evolução clínica.

Sobre os recuperados, salientou que foram registados mais sete indivíduos, sendo seis na província de Cabo delgado e um na cidade de Maputo, subindo para 126 o total de pacientes totalmente curados.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fale connosco acerca do COVID-19

Estamos para o servir! Questione e receba respostas.

Liga para os números acima ou preencha o formulário a seguir para receber resposta por email. Este formulário não serve para testes.