Casos de Covid-19 sobem para 433 no país

rosa marlene

Os casos de infecção pelo novo coronavírus no país registaram um aumento em mais nove casos nas últimas 24 horas, perfazendo um total de 433 doentes confirmados no laboratório, dos quais 396 são de transmissão local e 37 importados.

Segundo a directora nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Rosa Marlene, falando esta segunda-feira, 08.06, na habitual Conferência de Imprensa de actualização de dados da Covid-19, os novos casos notificados saem de um lote de 554 amostras testadas no laboratório do Instituto Nacional de Saúde, sendo que todos são de nacionalidade moçambicana.

Em termos de distribuição geográfica dos casos reportados, seis estão na província de Maputo, e os outros três distribuem-se pela cidade de Maputo e províncias de Cabo Delgado e Sofala.

“Os casos, hoje reportados, sendo oito homens e uma mulher, encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, referiu, indicado que quatro dos casos da província de Maputo são regressados da vizinha República da África dos Sul, incluindo o que se encontra em Sofala.

Rosa Marlene referiu ainda que o país registou mais dois internados devido a pandemia, elevando para cinco o total de pacientes em isolamento hospitalar, sendo que quatro estão na província de Nampula e um em Inhambane.

Na mesma ocasião, a dirigente informou que foram registados mais quatro recuperados, sendo três moçambicanos e um estrangeiro, elevando o cumulativo para 131.

Devido aà alta progressão de casos da Covid-19 e a mudança do perfil epidemiológico o país declarou a província de Nampula como área geográfica com transmissão comunitária da doença, estando em curso o reforço do cumprimento das medidas de prevenção do novo coronavírus para conter a rápida evolução da pandemia, nomeadamente o distanciamento social, uso obrigatório da máscara, lavagem frequente das mãos, entre outras, incluindo a introdução do teste serológico rápido para medir a dimensão do nível de infecção na zona.

Por outro lado, o Governo anunciou o arranque da testagem laboratorial da Covid-19 com base na metodologia CPR nos próximos dias, estando em curso a finalização da montagem do respectivo equipamento.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *