Cidade de Maputo transita para transmissão comunitária da Covid-19

A cidade de Maputo foi declarada hoje, 10.08, pelo Ministério da Saúde, como tendo transitado para o padrão de transmissão comunitária do novo coronavírus, um nível declarado àquelas regiões que preenchem alguns pressupostos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, como é o caso da alta taxa de positividade, dispersão de casos, mudança de perfil dos infectados, entre outros.

Esta é a terceira cidade do país a atingir este nível de transmissão da Covid-19, depois de Nampula e Pemba.

Segundo explicou o ministro da Saúde, Armindo Tiago, desde a entrada em vigor do Estado de Emergência no país, nota-se um crescente aumento do número de casos, com principal destaque nas últimas semanas, onde o número de novos infectados tem aumentado progressivamente.

Nos primeiros dez dias do mês de Agosto foram notificadas 217 pessoas com a Covid-19, sendo que a cidade de Maputo contribui com 25 por cento do total registado no país.

“Olhando para estes elementos e obedecendo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o caso da elevada taxa positividade, mudança de perfil das pessoas infectadas, assim como a dispersão dos casos, anúncio que a Cidade de Maputo é o terceiro ponto do país que transita para o padrão de transmissão comunitária da Covid-19”, declarou Tiago.

Moçambique registou hoje o número mais elevado de casos de infecção por esta pandemia desde o anúncio do primeiro caso a 22 de Março do ano corrente, ao contabilizar 142 casos positivos em apenas 24 horas, sendo que a cidade e província de Maputo constituem os locais que contribuíram com o maior número de casos. 

Perante o novo cenário de elevado nível transmissão do novo coronavírus em Maputo, o Ministro da Saúde apela a população da capital do país, em particular, e do país em geral, a dedicar cada vez mais energia no combate ao inimigo comum, que é o novo coronavírus, adoptado as medidas de prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *