Garantido abastecimento contínuo de água potável em todo país

Garantido abastecimento contínuo de água potável em todo país

No âmbito dos esforços de mitigação da propagação da Covid-19 em Moçambique, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH) garante disponibilidade de água potável em todos pontos do país, desde rurais aos urbanos, tendo em conta que a água é essencial para a higienização no combate a esta pandemia.

 A informação foi tornada pública este domingo, na habitual Conferência de Imprensa de actualização de dados sobre a Covid-19, por Nilton Trindade, director nacional de Abastecimento de Água e Saneamento do Meio no MOPHRH, que explicou que tudo está a ser feito para que o preciso líquido seja disponibilizado a todos os cidadãos em quantidade e qualidade recomendada.

Segundo Trindade “estão em curso esforços no sentido de fornecer água na máxima força às populações e o uso de camiões cisternas para locais onde não há sistemas de abastecimento nacional de água. Junto deste exercício temos estado a observar os critérios da Organização Mundial da Saúde para o tratamento e desinfecção da água que é fornecida a população”.

Na ocasião foi tornado público que enquanto vigorar o Estado de Emergência será restabelecido o fornecimento de água a todos aqueles cidadãos cujo abastecimento foi-lhes privado por conta de algum incumprimento no pagamento da água, bem como estarão isentas multas no pagamento de facturas em caso de atraso.

Além disso, estão suspensos cortes por falta de pagamento em todos os sistemas, e isentas taxas para captação de água nos fontanários públicos.

Referiu que neste momento, o país conta com cerca de 3 mil Sistemas de Abastecimento de Água, entre urbanos e rurais, dos quais mais de mil são do sector privado. Conta ainda com mais de 28 mil furos mecânicos.