Ilesh Jani defende investigação científica como solução para resposta à COVID-19

O Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS) Ilesh Jani, defendeu esta quarta-feira,  durante a conferência científica sobre COVID-19 em Moçambique, que a resposta eficiente à pandemia, depende do conhecimento novo a ser gerado através da investigação científica .

O dirigente elucidou que a investigação científica deve compreender a realidade nacional sem descartar aquelas realizadas pelos parceiros internacionais.

“Essa investigação tem em conta as especificidades meteorológicas, epidemiológicas, sociais, antropológicas, económicas, culturais, biológicas e do sistema de saúde de Moçambique”, detalhou o responsável.

De uma maneira pedagógica, Ilesh Jani explicou que “estaremos melhor preparados para responder a esta pandemia quanto mais aprendermos sobre a estrutura e a genética do vírus, os mecanismos de interacção do vírus com o ser humano, a resposta de defesa do nosso organismo, a epidemiologia da infecção, os determinantes sócio-económicos da doença, e as formas de prevenção e tratamento da infecção”.

Prosseguindo, assegurou que há necessidade de compreender melhor os nossos conhecimentos, atitudes, práticas e comportamentos em relação ao novo coronavírus, assim como em relação às medidas de prevenção que têm sido decretadas.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da TVM, Faruco Sadique disse que o canal que dirige tem procurado exercer um papel social na educação dos telespectadores assumindo-se como instrumento de influência sobre consciencialização de boas e más práticas.

Já o presidente do Conselho de Administração da Rádio Moçambique (RM) Abdul Naguibo, afirmou que desde o surgimento dos primeiros casos de COVID-19 a RM tem estado engajada na disseminação de mensagens  sobre o novo coronavírus. Contudo, defendeu que os jornalistas deviam ser equiparados com o pessoal de saúde sob ponto de vista de risco de exposição.

Refira-se que esta conferência com duração de dois dias, conta com a participação de oradores e painelistas de reconhecido mérito na área científica no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *