Ilesh Jani orienta palestra sobre COVID-19 no Millennium Bim

O Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, orientou na tarde desta quarta-feira, 15.07, uma palestra sobre a pandemia do novo Coronavírus, responsável por mais de 500 mil mortes no mundo e nove em Moçambique, aos colaboradores do Millennium Bim.

Trata-se de um evento realizado de forma virtual, subordinado ao tema “perspectivas gerais sobre a COVID-19 e os cuidados a ter nas organizações”, um tema bastante pertinente numa altura em que os casos de propagação desta doença tem vindo a aumentar progressivamente no país.

A palestra, que durou cerca de uma hora, juntou de forma virtual, mais de 500 colaboradores daquela instituição, espalhados por todo o país. Sendo que apenas apenas o administrador executivo, Moisés Jorge, acompanhou ao vivo a apresentação, que decorreu na sede desta instituição bancaria.

Na sua apresentação, o  dirigente máximo do INS começou por falar do início da epidemia, olhando basicamente para a origem da doença e posteriormente para a sintomatologia da COVID-19.

Explicou também, sobre os conceitos clínicos, como assintomático, doença ligeira, doença moderada e por último grave.

Ilesh Jani fez uma radiografia da situação da pandemia no Mundo, continente africano e em Moçambique em particular, tendo apresentado os resultados do inquérito sero-epidemiológico de Nampula.

O processo de prevenção no local de trabalho foi uma das matérias que norteou a apresentação, considerando que o distanciamento de 1.5 metros, boa ventilação no local do trabalho, teletrabalho e atendimento por email ou telefone podem ajudar a evitar a propagação do novo coronavírus.

Explicou que a descoberta de uma vacina poderá ser um passo importante para conter a propagação do vírus, porém, enquanto isso não acontece, a prevenção continua a ser uma das armas fortes para vencer esta pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *