Jovem morre por Covid-19

O Ministério da Saúde (MISAU) confirmou hoje, 11/09, a morte de um moçambicano de 22 anos de idade diagnosticado Covid-19 positivo.

O jovem deu entrada à 1 hora de madrugada do dia 6 de Agosto no Hospital Provincial de Chimoio, com um quadro de doença respiratória grave. Veio a falecer no mesmo dia por volta das 4:45 horas.

O MISAU indica, em comunicado de imprensa, que a amostra para o teste da Covid-19 foi colhida no momento da admissão e o resultado positivo foi confirmado no dia 10 de Agosto corrente.

Por outro lado, o MISAU refere que o país notificou de ontem para hoje mais 70 casos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o total para 2.481 pacientes com a Covid-19, dos quais 2.294 de transmissão local e 187 importados.

Os novos casos em alusão resultam de 892 amostras testadas nos laboratórios nacionais do sector público e privado, onde maior parte foi colhida em acções de vigilância activa nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos.

Em termos de localização, três dos novos doentes estão em Cabo Delgado, um na Zambézia, quatro em Sofala, 21 em Gaza, 18 na Província de Maputo e 23 na Capital do país.

 “Todos os casos hoje reportados estão em isolamento domiciliar e decorre o mapeamento dos possíveis contactos, conforme orientam os procedimentos”, esclarece o documento.

O MISAU anunciou ainda o registo de mais 50 indivíduos que se recuperaram da doença, sendo que 13 são da província de Cabo Delgado, nove da Zambézia, onze em Tete, dez de Manica. Outros cinco estão na província de Maputo, um em Inhambane e outro em Gaza.

No que diz respeito aos internados, o país conta actualmente com 57 indivíduos internados devido a esta pandemia, dos quais 16 estão sob cuidados médicos nos centros de isolamento. Destes 16, três foram internados de ontem para hoje na cidade de Maputo.

Tendo em conta a crescente tendência do aumento do número de casos, o MISAU apela para a necessidade de intensificação da observância das medidas de prevenção, nomeadamente o uso da máscara em locais com aglomeração de pessoas, distanciamento social, lavagem frequente das mãos, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *