MAEFP garante cumprimento das medidas de prevenção da COVID-19

MAEF

O ministério de Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) garante que todas as instituições públicas estão a observar as medidas de prevenção e contenção da propagação do novo coronavírus, nomeadamente o distanciamento social, colocação de baldes de água com sabão, cinza ou detergentes para lavagem das mãos ou álcool desinfectante à entrada dos edifícios.

Segundo explicou Candida Moiane, porta-voz do MAEFP, falando em Conferência de Imprensa de actualização de dados sobre a COVID-19, há também esforço de desinfecção das instalações onde funcionam os serviços públicos e os equipamentos de trabalho, para além da divulgação de informações sobre a doença.

Em relação ao distanciamento, a responsável referiu que foi reduzido o número de reuniões e, havendo necessidade, são realizadas com um número de técnicos.

“Estamos também a implementar a rotatividade dos funcionários”, referiu.

Sobre a prova de vida, referiu que durante a vigência do estado de emergência não é presencial, cabendo ao responsável dos recursos humanos de cada instituição reunir e enviar à Função Pública os dados dos funcionários que completam anos num dado mês.

“Já passam duas semanas que estamos a implementar esta forma realização da prova de vida e ainda não tivemos problemas. Para este mês de Abril, temos mais de 29 mil funcionários por actualizar os dados”, referiu.

Refira-se que o país manteve em 20 o número de casos confirmados de infecção pelo COVID-19, depois de terem sido testados 14 amostras nas últimas 24 horas, sendo que todos revelaram-se negativos para o novo coronavírus.