Mais dois óbitos e 78 casos de COVID-19 no país

O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou hoje, 02/09, a ocorrência de mais dois óbitos em pacientes infectados pelo Novo Coronavírus, perfazendo 25 o total de cidadãos que perderam a vida na sequência da pandemia no país.

Em comunicado de imprensa de actualização de dados da COVID-19, distribuído esta quarta-feira, 02.09, o MISAU explica que o primeiro óbito é uma cidadã de nacionalidade moçambicana, de 63 anos de idade. Deu entrada em uma unidade sanitária do sector privado no dia 15 de Agosto, com quadro de doença respiratória grave. Foi testada para o SARS-CoV-2 no dia 18 de Agosto e o resultado saiu positivo no dia 20 de Agosto. Durante o seu internamento nos cuidados intensivos da enfermaria de isolamento da unidade hospitalar, evoluiu com persistência do quadro respiratório grave e foi declarada óbito na manhã do dia 30 de Agosto”.

O segundo é também de nacionalidade moçambicana, de 67 anos de idade e do sexo masculino. Deu entrada na unidade dos cuidados intensivos do Hospital Central de Maputo no dia 26 de Agosto, com quadro de doença respiratória grave e doença crónica grave. Durante o internamento, agravou o seu estado geral e foi declarado óbito no dia 28 de Agosto.

 Foi testado para o SARS-CoV-2 no dia do internamento e o resultado saiu positivo no dia 31 de Agosto.

A entidade sanitária anunciou a notificação de mais 78 casos de infecção pelo novo coronavírus, totalizando um cumulativo de 4.117 casos positivos, dos quais 3.851 são de transmissão local e 266 importados.

Dos novos casos notificados, 40 foram reportados na Cidade de Maputo, 24 em Niassa, quatro na província de Maputo. Nas províncias de Nampula, Inhambane e Sofala foi registado um caso cada.

 “Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, refere o documento, indicando que estes doentes saem de um grupo de 910 amostras testadas nas últimas 24 horas nos laboratórios nacionais dos sectores público e privado. 

 Sobre os recuperados, o MISAU revelou que 45 pessoas estão completamente livres do novo coronavírus, totalizando 2.328 pacientes curados.

Do total dos recuperados, 27 estão na Cidade de Maputo, 17 na província do mesmo nome e um em Inhambane.

 Até esta quarta-feira, 20 pacientes estavam sob cuidados médicos nos centros de isolamento, dos quais um na província de Sofala e 19 na Cidade de Maputo.

 Refira-se que o país tem um cumulativo de 2.012.340 pessoas rastreadas para a COVID-19 nos diferentes pontos de entrada. Destas, 34.392 foram submetidas à quarentena domiciliar e neste momento, 4.838 pessoas estão em seguimento e 3.016 contactos de casos positivos estão em observação.

One thought on “Mais dois óbitos e 78 casos de COVID-19 no país

  1. Agradeço o esforço do governo, porém salientar que ainda temos muito que fazer para controlar esta doença, devemos tomar muita cautela aqui na cidade e provincia de maputo, olhando muito mais na aréa dos transportes semi-colectivos e locais de venda, ” Mercados” esses lugares podem trazer resultados não muito satisfâtorios para esta nova realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *