Moçambique mantém registo de 76 casos positivos de COVID-19

covid-19-terceiro-casos

Em conferência de imprensa realizada esta tarde (29/04), a directora nacional de saúde pública, Rosa Marlene, disse que o país continua com registo de 76 casos positivos, dos quais 68 casos de transmissão local e 8 importados.

Rosa Marlene referiu igualmente que o Moçambique testou 1896 casos suspeitos, dos quais 113 nas últimas 24 horas, sendo que deste número 11 são de laboratórios privados, e todos revelaram-se negativos para a COVID-19. Das amostras testadas nas últimas 24 horas, 44 são de Cabo Delgado, 1 de Sofala, 18 da Província de Maputo e 50 da Cidade de Maputo.  

Adicionalmente, Rosa Marlene informou que, neste momento, Moçambique continua com 9 pacientes totalmente recuperados e não há registo de óbitos como resultado da COVID19.

Na ocasião, a dirigente apelou para que todos moçambicanos dos 16 a 65 anos, que gozam de boa saúde e que tenham o peso acima dos 50Kg, doem sangue doem sangue, uma vez que, com o Estado de Emergência, os habituais dadores voluntários não se fazem presentes as unidades sanitárias para oferecer sangue.

A directora apelou igualmente para a necessidade de os moçambicanos reforçarem as medidas de prevenção contra a COVID-19, já avançadas pelo governo e pelas autoridades da Saúde.