Moçambique notifica 104 casos de Covid-19 e total sobe para 3.304

Moçambique notifica 104 casos de Covid-19 e total sobe para 3.304

O número de pessoas diagnosticadas a infecção provocada pelo novo Coronavírus atingiu, este sábado, a cifra de 3.304 no país, com a notificação de mais 109 casos positivos nas últimas 24 horas.

Todos os casos registados são de nacionalidade moçambicana, sendo 102 de transmissão local e sete importados.

Segundo o comunicado de imprensa do Ministério da Saúde, distribuído esta tarde, os doentes notificados hoje saem de um total de 1.251 amostras testadas nos laboratórios nacionais do sector público e privado.

Em termos de localização dos novos infectados, 47 estão na cidade de Maputo, 39 na província do mesmo nome. Inhambane tem um caso, Sofala dois e Manica e Nampula tem seis cada, enquanto Niassa e Cabo Delgado registaram um e sete casos respectivamente.

O MISAU indica que os doentes registados hoje resultam de acções de vigilância activa nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos.

“Todos os doentes notificados encontram-se em isolamento domiciliar e decorre, neste momento, o processo de mapeamento dos seus contactos”, refere o documento.

Sobre os doentes internados, o MISAU reporta que um paciente teve alta e outros dois foram internados nas últimas 24 horas na cidade de Maputo. Assim, neste momento, nove pacientes estão sob cuidados hospitalares nos centros de isolamento para doentes da Covid-19.

Em relação aos recuperados, foram registados mais 68 pessoas que se livraram da doença, sendo 59 da província de Maputo, seis de Nampula e três de Niassa.

Assim, o país conta com 1.474 indivíduos livres da doença.

O MISAU apela ao contínuo cumprimento rigoroso das medidas de prevenção, como forma de garantir o controlo da propagação da Covid-19, por isso, apelou a intensificação do uso da máscara, distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta da tosse.

No geral, o país tem 3.304 pacientes notificados desde o início da pandemia, sendo que 1.474 estão recuperados, 20 óbitos pela doença e outros quatro por causas diversas.