Moçambique regista mais um caso da COVID-19

rosa marlene

O país registou nas últimas 24 horas mais um caso de infecção pelo novo Coronavírus, elevando assim para 35 o número de pessoas com confirmadas, num universo de 952 casos suspeitos testados.

Segundo a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, falando na habitual conferência de imprensa de actualização de dados sobre a COVID-19, o novo caso saiu de um lote de 54 amostras testadas no laboratório do Instituto Nacional de Saúde (INS) nas últimas 24 horas.

Trata-se de um contacto de um dos três casos reportados na última quinta-feira, 16 de Abril, resultante da investigação do caso de Cabo Delgado.

“Este novo caso é de um indivíduo do sexo masculino, com mais de 20 anos de idade, de nacionalidade italiana, residente na Matola, província de Maputo. Trata-se de um caso de transmissão local. Sublinhe-se que o indivíduo não apresenta nenhuma sintomatologia e, por isso, está em isolamento domiciliar”, especificou Rosa Marlene, indicando que neste momento decorre o processo de mapeamento dos contactos do mesmo.

A responsável revelou, igualmente, que há dois casos recuperados, passando para quatro o número de cidadãos recuperados desta pandemia.

Num outro desenvolvimento, o MISAU mostrou-se preocupado com o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, alertando que, para além de baixar a imunidade, pode facilitar a infecção pela COVID-19.

Intervindo na ocasião, o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, anunciou que todos os domingos serão apresentados resumos semanais de todos números e estatísticas dos casos rastreados e examinados, para facilitar à percepção das investigações por parte do público.  

Importa referir, que no mundo existe um cumulativo de 2.252.651 casos de infecção pela COVID-19, dos quais 154.331 perderam a vida.