Moçambique ultrapassa a fasquia de 8 mil casos de COVID-19

Notificados mais 91 casos de Covid-19

O país ultrapassou hoje, 28.09, a fasquia dos 8 mil casos de infecção pelo novo Coronavírus, com o registo de 305 doentes nas últimas 24 horas.

Os novos infectados saem de um grupo de 1.396 amostras testadas nos laboratórios nacionais do sector Público e elevam o cumulativo de casos positivos para 8.288 desde a eclosão no país, sendo 7.993 casos de transmissão e 295 importados.

A Cidade de Maputo registou o maior número de casos (165), correspondendo a 54% do total dos casos reportados hoje em todo o país, seguida pela Província de Maputo (25%) com 76 casos.

“Todos os pacientes registados hoje estão em isolamento domiciliário, enquanto decorre o rastreio dos respectivos contactos”, referiu Benigna Matsinha, directora nacional adjunta de Saúde Pública.

O número de recuperados subiu para 4.836 com o registo de mais 29 pessoas livres do vírus.

Sobre os internados, referiu que de ontem para hoje houve onze altas e quatro novos internados, perfazendo um total de 45 doentes sob cuidados médicos neste momento.

Destacou que entre estes 45 pacientes sob cuidados hospitalares, estão sete menores com idades abaixo de cinco anos.

Referiu, igualmente, que destes internados, maior parte padece de doenças crónicas diversas, com destaque para hipertensão arterial (28%) e diabetes (25%), sendo que um está em estado crítico, 21 grave e 18 moderados.

Nas últimas 24 horas o país registou mais um óbito em paciente infectado pelo Novo Coronavírus, na Cidade de Maputo. Trata-se de um homem com 64 anos de idade, nacionalidade moçambicana, que evolui para óbito após agravamento do estado clínico.

Benigna Matsinhe explicou que este paciente foi notificado a doença da COVID-19 no dia 27 de Setembro, o mesmo dia em que evoluiu para óbito.

Com esta morte, o país contabiliza 59 óbitos por COVID-19 e quatro por outras causas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *