Os casos de infecção pelo novo Coronavírus subiram hoje, 23.08, para 3.395 no país, com a notificação de mais 91 novos infectados nas últimas 24 horas.
Trata-se de 91 cidadãos moçambicanos, extraídos de um grupo de 1.412 amostras testadas nos laboratórios nacionais do sector público e privado, segundo o comunicado de actualização de dados divulgado esta tarde pelo Ministério da Saúde.
Dos 91 novos doentes, 39 estão na cidade de Maputo e nove na província do mesmo Nome. A província de Inhambane registou um recorde local de 31 casos em 24 horas.
Ou outros infectados distribuem-se em sete em Sofala, dois Manica, um Zambézia e dois Manica.
“Estes casos resultam da vigilância activa nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos”, refere o MISAU, indicando que neste momento decorre o rastreios dos contactos destes casos.
Sobre indivíduos internados, a entidade sanitária indica que se mantém o total de nove relatados ontem, sendo oito na cidade de Maputo e um em Gaza.
Em relação aos recuperados, o comunicado anuncia o registo de mais 29 moçambicanos livres da doença, sendo 26 na província de Maputo, um em Inhambane e dois na Zambézia.
Assim, o país conta contabiliza 1.503 indivíduos curados.
Refira-se que Moçambique tem um cumulativo de 3.395 pessoas infectadas com a Covid-19, dos quais 3.148 de transmissão local e 247 importados.
Do total dos casos, 1.503 estão recuperados, 20 obitaram devido a doença e quatro por outras causas.
As autoridades nacionais da saúde apelam a continua observância das medidas de prevenção, com destaque para o distanciamento social, lavagem frequente das mãos, uso da máscara, entre outras.