Número de Casos de Covid-19 sobe para 609 no país

Moçambique tem mais 26 casos de infecção pelo novo Coronavírus, passando a ter um cumulativo de 609 casos positivos confirmados em laboratório, dos quais 548 de transmissão local e 61 importados. Não obstante, foram anunciados mais seis recuperados, somando, desta forma, um total de 157 indivíduos totalmente recuperados.

Segundo explicou a directora nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Rosa Marlene, em Conferência de Imprensa de actualização de dados sobre a Covid-19, nesta segunda-feira, (06.06), os 26 casos positivos resultam de um lote de 961 amostras testadas nas últimas 24 horas, sendo que outras 935 foram negativas.

Em termos de proveniência dos casos em referência, quatro são da província de Cabo Delgado, 11 de Nampula, dez da cidade de Maputo e um da província com o mesmo nome.

Os pacientes positivos anunciados hoje apresentam sintomas leves e encontram-se em isolamento domiciliar, sendo que neste momento decorre o processo de rastreio de contactos, conforme orienta o protocolo do Ministério da Saúde.

O director Nacional para a área de Inquéritos no Instituto Nacional de Saúde, Sérgio Chicumbe, esclareceu sobre o plano do uso de testes rápidos sero-epidemiológico da Covid-19, a iniciar esta terça-feira na província de Nampula, tendo dito que o mesmo visa fundamentalmente perceber a extensão da exposição à covid-19 por parte da população daquela província do norte de Moçambique, e não para determinar se alguém tem ou não o vírus.

Segundo o MISAU, o número de novos casos no país vem aumentando a cada dia, situação que sugere aos moçambicanos a intensificação da observância das medidas recomendadas pelo Governo, nomeadamente o uso das máscaras, o distanciamento social, permanência domiciliária e higienização das mãos para reduzir a cadeia de transmissão da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *