País atinge 1040 casos de COVID-19

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 28 casos de infecção pelo Novo Coronavírus, elevando o total para 1040 pessoas confirmadas em laboratório como portadoras do vírus.

Dos novos casos positivos, 958 são de transmissão local e 82 importados. Os casos foram extraídos de um lote de 1.104 amostras testadas de ontem para hoje nos laboratórios nacionais do sector público e privado, e resultam da acção da vigilância activa nas unidades sanitárias e do rastreio de contactos de casos positivos.

Em termos de distribuição dos 28 casos por província, segundo refere o comunicado de imprensa de actualização de dados da Covid-19, emitido pelo Ministério da Saúde, oito são de Nampula, 15 da Zambézia, um da província de Maputo e quatro estão na cidade de Maputo.

“Todos os casos reportados hoje são indivíduos de nacionalidade moçambicana e encontram-se em isolamento domiciliar”, refere o documento, indicando que já está em curso o processo de mapeamento dos seus contactos.

O MISAU refere ainda que registou mais três indivíduos recuperados totalmente da doença, todos de nacionalidade moçambicana e residentes na cidade de Maputo. Com estes casos, o país já conta com 280 cidadãos livres da doença.

As autoridades nacionais da saúde indicam que ficar em casa é umas das medidas mais importantes para o controlo da pandemia provocada pelo novo coronavírus, e deve ser complementada com a prática de exercícios físicos, consumo de pelo menos 2 litros de água por dia, alimentação equilibrada, entre outras.

Por outro lado, recomenda o uso da máscara sempre que sair de casa ou estiver em local com aglomerado de pessoas e evitar o consumo de álcool e do tabaco.

Moçambique conta actualmente com 1040 casos de infecção pelo novo coronavírus, sendo 280 recuperados, 750 activos, oito óbitos pela doença e dois por outras causas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *