País regista décimo recuperado da COVID-19

Samo Gudo

Moçambique não registou novos casos de infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, após a testagem de 180 amostras de pessoas suspeitas de terem a doença. Entretanto, segundo anunciou a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, o país teve o décimo paciente recuperado.

Desta feita, Moçambique continua, pelo quarto dia consecutivo, com 76 casos positivos, dos quais 66 activos e dez recuperados, segundo informação tornada pública esta quinta-feira, 30 de Abril, na habitual conferência de imprensa de actualização de dados sobre a Covid-19.

Rosa Marlene referiu igualmente que o Moçambique tem um total cumulativo de 2076 amostras testadas, das quais 180 nas últimas 24 horas, sendo que deste número 88 são provenientes de Cabo Delgado, 66 da cidade de Maputo, 12 do Niassa, onze província de Maputo e Três de Nampula.

Na ocasião, a dirigente referiu que o grau de implementação das medidas de prevenção contra a Covid-19 é ainda insuficiente para produzir o impacto desejado.

“É neste contexto que renovamos o nosso apelo para o reforço e cumprimento rigoroso, sério e responsável de todas as medidas de prevenção da Covid-19, já emanadas”, explicou, salientando, por outro lado, que apesar de as crianças não constarem do grupo de risco acrescidos para casos graves da COVID-19, elas podem transmitir o vírus mesmo sendo assintomáticas e por isso, o MISAU recomenda que as que tem mais de dois anos também usem as máscaras, caso precisem de sair de casa.