Moçambique registou hoje, 16/08, mais 64 casos de infecção pelo novo Coronavírus, elevando o cumulativo para 2.855 cidadãos notificados com a doença desde o início da pandemia.
Trata-se de 61 cidadãos moçambicanos e três estrangeiros (dois zimbabwianos e um malawiano), extraídos de um total de 970 amostras testadas nos laboratórios nacionais do sector público e privado.
Segundo o comunicado de actualização de dados divulgado esta tarde pelo Ministério da Saúde (MISAU), dos 64 novos casos, 58 são de transmissão local e seis importados, sendo que os locais resultam das acções de vigilância activa nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos.
Em termos de localização, o MISAU indica que dos 64 pacientes reportados hoje, 26 estão na capital do país, 12 na vizinha província de Maputo, seis em Gaza, nove em Sofala, quatro Manica e dois na província da Zambézia.
Seguindo o protocolo da OMS, por os pacientes apresentarem sintomas leves, estão em isolamento domiciliar e segue o rastreio dos respectivos contactos.
Sobre os internados, mantém-se o número de 18 reportados este sábado.
Em relação aos recuperados, o MISAU anunciou o registo de mais 27 pacientes que se livraram da doença, sendo 24 na província de Maputo e três em Nampula.
Assim, o país contabiliza, neste momento, 1.163 indivíduos curados.
Refira-se que Moçambique tem um cumulativo de 2.855 pessoas infectadas com a Covid-19, dos quais 2.654 de transmissão local e 201 importados.
Do total dos casos, 1.163 estão recuperados, 19 obitaram devido a doença e dois por outras causas.
As autoridades nacionais da saúde apelam a continua observância das medidas de prevenção, com destaque para o distanciamento social, lavagem frequente das mãos, uso da máscara, entre outras.