País regista mais 64 novos casos de COVID-19

Moçambique registou hoje, 16/08, mais 64 casos de infecção pelo novo Coronavírus, elevando o cumulativo para 2.855 cidadãos notificados com a doença desde o início da pandemia.

Trata-se de 61 cidadãos moçambicanos e três estrangeiros (dois zimbabwianos e um malawiano), extraídos de um total de 970 amostras testadas nos laboratórios nacionais do sector público e privado.

Segundo o comunicado de actualização de dados divulgado esta tarde pelo Ministério da Saúde (MISAU), dos 64 novos casos, 58 são de transmissão local e seis importados, sendo que os locais resultam das acções de vigilância activa nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos.

Em termos de localização, o MISAU indica que dos 64 pacientes reportados hoje, 26 estão na capital do país, 12 na vizinha província de Maputo, seis em Gaza, nove em Sofala, quatro Manica e dois na província da Zambézia.

Seguindo o protocolo da OMS, por os pacientes apresentarem sintomas leves, estão em isolamento domiciliar e segue o rastreio dos respectivos contactos.

Sobre os internados, mantém-se o número de 18 reportados este sábado.

Em relação aos recuperados, o MISAU anunciou o registo de mais 27 pacientes que se livraram da doença, sendo 24 na província de Maputo e três em Nampula.

Assim, o país contabiliza, neste momento, 1.163 indivíduos curados.

Refira-se que Moçambique tem um cumulativo de 2.855 pessoas infectadas com a Covid-19, dos quais 2.654 de transmissão local e 201 importados.

Do total dos casos, 1.163 estão recuperados, 19 obitaram devido a doença e dois por outras causas.

As autoridades nacionais da saúde apelam a continua observância das medidas de prevenção, com destaque para o distanciamento social, lavagem frequente das mãos, uso da máscara, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *