País regista mais 80 casos de Covid-19 e eleva total para 3195

O número de pessoas diagnosticadas a infecção provocada pelo novo Coronavírus atingiu esta sexta-feira, 21/08, o total de 3.195 no país, com a notificação hoje de mais 80 casos positivos.

Trata-se de 79 indivíduos de nacionalidade moçambicana e um estrangeiro, com nacionalidade portuguesa, diagnosticados num grupo de 1622 amostras testadas nas últimas 24 horas nos laboratórios nacionais dos sectores público e privado.

Segundo o comunicado de imprensa de actualização de dados da Covid-19, distribuído esta tarde pelo Ministério da Saúde (MISAU), os casos notificados hoje resultam das acções de vigilância activa nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos.

Em termos de distribuição, do total dos novos infectados, 37 estão na cidade de Maputo, 16 na província do mesmo nome, três em Gaza, um Manica e outro em Tete. As províncias de Nampula e Cabo Delgado tem nove cada.

Todos os doentes notificados hoje encontram-se em isolamento domiciliar e “decorre, neste momento, o processo de mapeamento dos respectivos contactos”.

O MISAU reporta ainda o registo de três altas hospitalares em indivíduos que se encontravam internados nos centros de isolamento de Sofala. Assim, o país tem, neste momento, oito pacientes sob cuidados hospitalares, sendo que sete estão na cidade de Maputo e um em Gaza.

“Todos os pacientes internados padecem de outras patologias cronicas graves”, explica o MISAU.

Entretanto, anunciou o registo de mais 26 indivíduos recuperados da doença, sendo que três estão na província de Maputo, 18 em Gaza, dois na Zambézia e três em Cabo Delgado.

“Todos os recuperados são de nacionalidade moçambicana”, refere o comunicado, indicando que assim o país tem um cumulativo de 1406 pessoas diagnosticados a doença e que se encontram livres do vírus.

O MISAU alerta para o contínuo cumprimento rigoroso das medidas de prevenção, como forma de garantir o controlo da propagação da Covid-19, por isso, apelou a intensificação do uso da máscara, distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta da tosse.

De uma forma geral, o país conta com 3.195 casos diagnosticados a Covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 2.961 são de transmissão comunitária e 234 importados. Do total dos casos registados no país, 1.406 estão recuperados e 20 perderam a vida devido a doença e outros quatro por causas não relacionadas a esta pandemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *