País regista mais vinte novos casos de COVID-19

O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou esta terça-feira, 23 de Junho, mais 20 novas infecções pelo novo Coronavírus, elevando para 757 o total de casos contabilizados desde o início da pandemia em Moçambique.

Dos novos diagnosticados, quatorze são de nacionalidade moçambicana e quatro de nacionalidade chinesa. Todos os casos são de transmissão local, sendo um de Cabo Delgado, nove de Nampula e dez da Cidade de Maputo.

Os infectados saem de um lote de 694 amostras testadas nas últimas 24 horas, das quais 256 são do sector privado. As amostras foram colhidas em acções de vigilância activa e rastreio de contactos.

Segundo a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, os vinte pacientes têm sintomatologia leve, por isso, “encontram-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”.

Nas últimas 24 horas, mais 25 pessoas recuperaram-se da COVID-19, elevando o cumulativo para 206. Marlene revelou ainda que nove cidadãos estão a receber cuidados hospitalares no país, sendo quatro em Nampula, três na cidade de Maputo, um em Sofala e um em Gaza.

Na mesma ocasião, a directora nacional para a área de Laboratórios de Saúde Pública no Instituto Nacional de Saúde (INS), Sofia Viegas, avançou que a cidade da Beira, província de Sofala, acaba de entrar para a lista de províncias que agora fazem testagem de casos da COVID-19. O laboratório tem capacidade para uma média de 200 testes por dia.

Segundo Sofia Viegas, a estratégia de descentralização da testagem foca-se em pilares como a utilização de equipamentos, incluindo equipamento que era utilizado para outras patologias, assim como a utilização de laboratórios de saúde pública.

Com os dados anunciados hoje, Moçambique conta com 757 casos positivos da COVID-19, dos quais 687 são de transmissão local e 70 importados. Até ao momento, existe um cumulativo de 1.096.106 pessoas rastreadas no país, das quais 19.510 foram submetidas à quarentena domiciliar e 2 486 pessoas continuam em seguimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *