Pemba declarada Área de Transmissão Comunitária da Covid-19

O Ministério da Saúde declarou este domingo, 21.06, a cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado, como o segundo local geográfico de Moçambique a transitar para a situação de Transmissão Comunitária do novo coronavírus.

Segundo explicou o ministro da Saúde, Armindo Tiago, falando na habitual Conferência de Imprensa de actualização de dados da Covid-19, aquela cidade reuniu, nos últimos dias, critérios determinantes para ser considerada como tal, nomeadamente, a elevada percentagem de positividade de amostras testadas, o dobro da média nacional que é de 3 por cento, elevada transmissibilidade interpessoal e mudança no perfil demográfico dos casos notificados, aliada a uma progressão rápida da pandemia. Só no mês de Junho em curso, a capital de Cabo Delgado registou 65 casos.

“Com este perfil epidemiológico queremos informar que estão cumpridos os pressupostos do padrão de Transmissão Comunitária na Cidade de Pemba”, referiu o ministro, indicando que o resto do país ainda apresenta um padrão epidemiológico baseado em focos de transmissão.

Com vista a conter e mitigar a epidemia da COVID-19 na cidade de Pemba, estão em curso várias acções, nomeadamente a expansão da vigilância activa em toda a província de Cabo Delgado, para monitoria da epidemia e identificação precoce de novos locais afectados.

Igualmente serão fortalecidas as equipes locais de Vigilância Epidemiológica, implementação do inquérito Sero-epidemiológico Rápido de base comunitária ao nível da Cidade de Pemba, para determinação da magnitude da epidemia.

Também serão intensificadas acções de higiene e saneamento, educação sobre a prevenção da COVID-19, mobilização multissectorial para o cumprimento das medidas de nível 3, monitoria da evolução da epidemia, entre outras.

O Governante referiu igualmente que vai se estabelecer a capacidade de testagem de SARS-CoV-2 na cidade de Pemba, utilizando a tecnologia de PCR.

“Neste momento está em curso a finalização da adaptação da infra-estrutura laboratorial. Até meados de Julho o laboratório estará a funcionar”, garantiu o responsável.

A Cidade de Pemba registou o primeiro caso da Covid-19 no dia 10 de Abril, estando actualmente a registar uma progressão rápida da doença.

Na ocasião, o dirigente referiu que a cidade e província de Maputo estão, pelo nível de progressão da doença, estão também com potencial para progredir do tipo de transmissão da doença baseada em focos para comunitária.

Refira-se que nas últimas 24 horas o país registou mais um óbito e 45 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o total para 733 casos, sendo 663 de transmissão local e 70 importados.

Igualmente foram registados mais 4 recuperados, elevando o cumulativo para 181. 

Fale connosco acerca do COVID-19

Estamos para o servir! Questione e receba respostas.

Liga para os números acima ou preencha o formulário a seguir para receber resposta por email. Este formulário não serve para testes.