Pemba intensifica comunicação sobre prevenção da Covid-19

Sob o Lema “Está nas nossas mãos”, a Cidade de Pemba, capital da Província de Cabo Delgado, acolheu na manha desta Sexta-feira, 17.07, o lançamento da campanha de Intensificação de Comunicação de Risco em Áreas de Transmissão Comunitária do novo Coronavírus, e o Combate ao Estigma.

A iniciativa, levada a cabo pelo Ministério da Saúde, com apoio de parceiros, visa reforçar a responsabilidade individual e colectiva dos cidadãos na prevenção da Covid-19, intensificar as mensagens para o reforço da mitigação da pandemia ao nível da comunidade, bem como prevenir o estigma, discriminação, violência doméstica e culpabilização das pessoas devido à doença.

O Secretário de Estado da Província de Cabo Delgado, Armindo Ngunga, que dirigiu a cerimónia, referiu que desde o início da pandemia no Mundo e em Moçambique, em particular, o número de casos positivos tem vindo a crescer a cada dia, facto que desafia toda a população a uma reflexão profunda, uma vez que a província encontra-se em processo de transmissão comunitária. 

No mesmo contexto, o governante lamentou a existência de algumas situações de estigma para com as pessoas infectadas pelo novo coronavírus, tendo referido que essas acções, não apenas colocam em risco as pessoas infectadas e afectadas pela doença, como também põem em causa as iniciativas do Governo tendentes ao combate deste mal.

No acto do lançamento da campanha, o presidente do Município de Pemba, Florete Simba Motarua, disse que aquela região acolhe este evento numa altura que transitou para transmissão comunitária do novo coronavírus devido a rápida progressão da pandemia. E como forma de responder a campanha irá continuar com o processo de reestruturação dos mercados, bem como na criação de condições para a implementação das medidas de distanciamento social.

No quadro do arranque desta campanha, o governador de Caabo Delgado, Valige Tauabo, visitou o mercado Central de Pemba, onde introduziu a ideia da campanha aos vendedores locais, apelando ao engajamento de todas as forças vivas no combate ao novo coronavírus e a estigmatização.

Para o governante, a iniciativa ora lançada irá permitir que a população daquela província compreenda melhor esta doença e apelou para que a infecção pelo coronavírus não seja um motivo para o abandono dos parentes infectados, mas que seja um momento de mostrarmos o nosso apoio ao infectado, sem contudo esquecer de obedecer as medidas de prevenção emanadas pelas entidades competentes.

Os vendedores do mercado acima referido, reconhecendo o grau de risco a que se encontra no desenvolvimento das suas actividades, agradeceram a iniciativa do sector da saúde e prometeram ao dirigente o seguimento de todas as orientações deixadas, com foco para a eliminação completa de situações de estigma e descriminação dos infectados dos que padecem da Covid-19.

A campanha em alusão é organizada pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Saúde e parceiros de cooperação.

Fale connosco acerca do COVID-19

Estamos para o servir! Questione e receba respostas.

Liga para os números acima ou preencha o formulário a seguir para receber resposta por email. Este formulário não serve para testes.