Registados 7 casos Positivos nas últimas 24 horas

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, sete novos casos positivos da Covid-19, elevando para 28 o número de casos diagnosticados. Esta informação foi tornada pública na tarde desta terça-feira pela directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, na habitual Conferência de Imprensa de actualização de dados sobre a pandemia.

Até ao momento o país testou 762 casos suspeitos da Covid-19, sendo que 79 foram nas últimas 24 horas, de onde sete revelaram-se positivos (seis em Cabo Delgado e 1 na Cidade de Maputo).

Das 79 amostras testadas, 50 estão relacionadas com a investigação da segunda ronda dos contactos do caso de Cabo Delgado, sendo que 49 foram amostras extraídas em Afungi e um da cidade de Maputo.

Segundo deu a conhecer o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, com os sete novos casos diagnosticados se inicia a investigação da terceira rede de contactos associados aos casos positivos que vêm sendo diagnosticados no acampamento da empresa Total, em Afungi, Cabo Delgado.

“Com os novos casos testados positivo iniciamos, hoje, o mapeamento da terceira rede de contactos relacionados com a investigação de Cabo Delgado. É importante referir que as nossas equipas de investigação epidemiológica estão neste momento a efectuar o mapeamento da rede de contactos dos novos casos positivos para o seguimento e testagem”, explicou o responsável, indicando que da segunda rede, estão por vir a Maputo para testagem outras 27 amostras de Afungi e Pemba para testagem.

Refira-se que de acordo com as autoridades de saúde, todos os casos positivos identificados até o momento, relacionados com a investigação em Cabo Delgado, estão em isolamento domiciliar e os contactos mantêm-se em auto-quarentena.

Os 28 casos positivos diagnosticados no país, 20 são de transmissão local e 8 importados. Em termos de localização, 14 estão na Cidade de Maputo e os outros em Cabo Delgado, sendo dois em Pemba e 12 em Afungi.