Número de infectados pela Covid-19 sobe para 41 no país

Rosa Marlene 22 04 2020

Moçambique registou nas últimas 24 horas mais dois casos de infecção pelo novo Coronavírus, subindo para um total cumulativo de 41 casos, sendo que 33 são de transmissão local e oito importados.

Os dois novos casos positivos de Covid-19 resultaram de contactos com indivíduos já testados positivos em Afungi, Província de Cabo Delgado, zona norte do país.

Segundo explicou, nesta quarta-feira, a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, falando em conferência de imprensa de actualização de dados sobre a Covid19, os dois casos saíram de um lote de 84 amostras testadas nas últimas 24 horas, dos quais 82 foram negativos para esta pandemia.

“Um dos novos casos positivos é um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade sul-africana, com mais de 50 anos de idade. O outro caso positivo é também um indivíduo de nacionalidade sul-africana, com mais de 30 anos de idade”, esclareceu Rosa Marlene.

Importante sublinhar que das 84 amostras testados nas últimas 24 horas, 47 são da cidade de Maputo, 10 da província de Maputo, 2 de Manica, 3 de Tete e 22 da província de Cabo Delgado.

O MISAU alerta para o redobrar das medidas de prevenção, sobretudo para pessoas que possuem factores de risco, como diabéticos, asmáticos, obesos e hipertensos.

E porque os impactos da Covid-19 podem se fazer sentir no público infantil, Luisa Fumo, do Ministério da Saúde, foi convidada a falar dos factores benéficos para os petizes neste momento de distanciamento social por conta da pandemia do novo Coronavírus, tudo para evitar que elas fiquem assustadas.

Chamou atenção aos pais no sentido de ficarem “atentos aos sinais que elas podem registar”, criando uma canal para que possam exteriorizar os seus sentimentos, dando-lhes oportunidade de brincar pelo menos por uma hora por dia.

Refira-se que nas últimas 24 horas foi registado, em todo o Mundo, um total cumulativo de 2.483.180 casos, com 170.501 óbitos.