País regista primeiro caso pediátrico de COVID-19

Moçambique registou nas últimas 24 horas mais seis casos de infecção pelo novo coronavírus, totalizando um cumulativo de 76 pessoas com a doença, dos quais nove são dados como recuperados.

Dos seis novos casos, todos relacionados com a investigação nos acampamentos da petrolífera total, em Afungi, província de Cabo Delgado, destaque vai para o registo do primeiro caso positivo de um menor de idade no país.

Trata-se de uma criança do sexo feminino, na faixa de 5 aos 14 anos de idade, que encontra-se em isolamento domiciliar na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado.

Segundo a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, falando este domingo, 26 de Abril, na habitual conferência de imprensa de actualização de dados sobre a Covid-19, “a criança é filha de um caso positivo de Afungi”, e não apresenta nenhuma sintomatologia, estando em isolamento na cidade de Pemba.

Entretanto, em termos de actualização de dados, a responsável anunciou que foram testados até 26 de Abril, no país, 1644 casos suspeitos, dos quais 69 nas últimas 24 horas. Dos novos casos testados, 63 revelaram-se negativos e 6 foram positivos para o coronavírus. 

Assim, o nosso país conta com 76 casos cumulativos de COVID-19, sendo 68 de transmissão local e 8 casos importados.

A província de Cabo Delgado, zona norte do país, acumula ao todo 56 casos positivos do novo coronavírus, sendo 47 no distrito de Palma e 7 na cidade de Pemba. A cidade de Maputo conta com 15, dos quais nove estão recuperados, enquanto a província de Maputo tem cinco.

No nosso país, as medidas de controlo e seguimento dos suspeitos permitiram rastrear até agora, 515.669 pessoas. Existe ainda, um cumulativo de 11.455 pessoas que estiveram em quarentena, das quais 966 estão em seguimento. 

Refira-se que no mundo, há registo de um total cumulativo de 2.923.783 casos e 203.319 mortos.