Pensa: *660# | Aló Vida: 84146 / 82149 / 1490

Pessoas em risco

Grupos de risco COVID-19

Quais são as pessoas que podem ter formas graves da COVID-19?

A infecção nos humanos pelo novo coronavírus ainda é pouco conhecida, mas sabe-se que qualquer pessoa pode contrair o vírus.

Contudo, existem pessoas que correm maior risco de doença grave por COVID-19 que são:

  • Pessoas com idade acima de 60 anos;
  • Pessoas que sofrem de outras doenças como tuberculose, diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração, cancro ou pessoas infectadas pelo HIV (sem controlo nem tratamento);
  • Fumadores.

As pessoas com mais de 60 anos estão no grupo de risco porque com o passar da idade o seu sistema de defesa, que as protege contra as doenças, vai se tornando mais fraco e as pessoas doentes porque têm as suas defesas a lutar contras as outras doenças. Os fumadores porque o tabagismo enfraquece o sistema de defesa, para além de estar associado a várias doenças crónicas, como doenças respiratórias, do coração e cancro.

As medidas de prevenção neste grupo devem ser reforçadas. Os doentes crónicos devem tomar sempre a sua medicação.

Embora os idosos e pessoas com algumas doenças tenham maior risco de desenvolver doença grave, qualquer outro indivíduo independente da nacionalidade, idade, sexo e raça pode apanhar o novo coronavírus e ser um portador assintomático. Só o teste é que pode confirmar a presença ou ausência de infecção. Por isso, TODOS DEVEMOS CUMPRIR COM AS MEDIDAS de PREVENÇÃO.