Chimoio chamado a intensificar medidas de prevenção da Covid-19 para baixar níveis de transmissão

Os resultados do Inquérito Seroepidemiológico sobre a Covid-19 realizado na cidade de Chimoio, capital da província de Manica, indicam que a taxa de seroprevalência da doença é de 1,4 por cento, uma das mais baixas do país, quando comparada com as outras cidades que já acolheram este estudo.

Os resultados, que foram apresentados esta sexta-feira na cidade de Chimoio, indicam que ao nível da comunidade a taxa de seroprevalência é de 1,4 por cento, sendo os bairros 2, 7 de Abril, Chinfuro e Eduardo Mondlane os mais expostos, com 4,2; 3,5; 3,3; e 3,1 por cento respectivamente.

Em relação aos grupos profissionais, segundo Arlete Mahumane, investigadora do Instituto Nacional de Saúde, as Forças de Defesa e Segurança e os vendedores de estabelecimentos comerciais são os mais expostos, com 4,9 e 4,7 por cento respectivamente.

Ao nível dos agregados familiares, segundo a fonte, a seropositividade nos idosos foi superior à média da cidade de Chimoio.

Os resultados do Inquérito sugerem a necessidade de intensificação das medidas de prevenção para manter ou baixar as actuais taxas de seroprevalência.

“É prioritário o desenvolvimento de estratégias de mitigação nos bairros que apresentam altas taxas de seropositividade” apela o INS.

O Inquérito Seroepidemiológico da Covid-19 na cidade de Chimoio foi realizado de 2 a 17 de Novembro, tendo abrangido 11.645 pessoas, entre agregados familiares, grupos profissionais, nomeadamente profissionais de Saúde, FDS, estabelecimentos comerciais , vendedores de mercados formais e informais, transportadores, entre outros.

O estudo tinha como objectivo identificar as áreas de maior transmissão do novo Coronavírus, mapear as áreas mais afectadas e identificar os grupos profissionais e etários mais afectados.

O acto de apresentação dos resultados contou com a presença, para além das autoridades locais, do Director-geral do INS, Ilesh Jani, e do representante Interino da OMS em Moçambique, Tomáz Valdez.

Baixe os resultados preliminares do👉 Inquérito Sero-epidemiológico de SARS – CoV-2 na Cidade de Chimoio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *