Saúde e bem estar

Como lidar com o estresse durante a pandemia da COVID-19?

  • É normal sentir-se triste, estressado, confuso, assustado ou com raiva durante uma crise. Conversar com pessoas em quem confia pode ajudar. Entre em contacto com seus amigos e familiares respeitando o distanciamento social necessário.
  • Se você precisa ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável – incluindo dieta adequada, sono, exercícios físicos, comer em horários regulares, e contactos sociais, respeitando o distanciamento social necessário. Use o telefone, o e-mail e outras ferramentas de comunicação para falar com os seus familiares e amigos. Meditar pode ajudá-lo a relaxar e a ter um impacto positivo nos seus pensamentos.
  • Reserve um tempo para perceber e expressar o que sente. Isso pode ser feito escrevendo pensamentos e sentimentos num diário, conversando com outras pessoas, fazendo algo criativo ou praticando meditação. Converse com pessoas em quem confia sobre suas preocupações e como se sente.
  • Não use tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com suas emoções. Se você se sentir sobrecarregado, converse com um profissional de saúde ou um conselheiro. Tenha um plano, para onde ir e como procurar ajuda para as necessidades de saúde física e mental, se necessário.
  • Conheça os factos. Reúna informações que o ajudarão a determinar com precisão seu risco, para que você possa tomar precauções razoáveis. Use uma fonte fiável em que possa confiar, como este website, o website do Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Saúde e Organização Mundial de Saúde.
  • Limite a preocupação e a agitação diminuindo o tempo que você e sua família passam a assistir ou ouvir as notícias que consideram perturbadoras.
  • Liste as competências a que recorreu no passado e que o ajudaram a lidar com as adversidades e use esse conhecimento para lidar com suas emoções durante o período desafiador desta pandemia.
  • Seja solidário dentro das suas possibilidades, estendendo a mão a quem mais precisa. Dê apoio a familiares e pessoas que precisem de ajuda.

Como ajudar as crianças a lidar com o estresse durante a pandemia da COVID-19?

  • As crianças podem responder ao estresse de diferentes maneiras, apresentando-se mais carentes, ansiosas, retraídas, irritadas ou agitadas, podem urinar na cama etc. Responda às reações de seu/sua filho/a de maneira solidária, ouça suas preocupações e dê amor e atenção extra.
  • As crianças precisam de amor e atenção dos adultos em tempos difíceis. Dê a elas tempo e atenção extras. Lembre-se de ouvir seus/suas filhos/as, falar gentilmente e tranquilizá-los/as. Se possível, crie oportunidades para a criança brincar e relaxar.
  • Tente manter as crianças próximas dos pais e da família e evite separar as crianças e seus cuidadores na medida do possível. Se ocorrer separação (por exemplo, hospitalização), assegure contacto regular (por exemplo, por telefone) e reconforto.
  • Mantenha rotinas e horários regulares o máximo possível, ou ajude a criar os pequenos num novo ambiente, incluindo escola/aprendizagem, bem como tempo para brincar e relaxar com segurança.
  • Forneça factos sobre o que aconteceu, explique o que está a acontecer agora e dê informações claras sobre como reduzir o risco de serem infectadas pela doença em palavras que elas possam entender, dependendo da idade. Isso também inclui fornecer informações sobre o que poderia acontecer de uma maneira reconfortante (por exemplo, um membro da família e/ou a criança pode começar a não se sentir bem e pode ter que ir ao hospital por algum tempo para que os médicos possam ajudá-lo a se sentir melhor).

Em caso de dúvida:

  • Ligue grátis para o Alô vida: 1490 através da TmCel e Movitel ou para o 84146 através da Vodacom
  • Disque para a PENSA através do *660#