Moçambique ultrapassa barreira dos 800 casos de COVID-19

O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que mais 28 pessoas testaram positivo para a COVID-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 816 desde o início da pandemia.

De acordo com a informação avançada pela directora nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Rosa Marlene, 27 indivíduos diagnosticados são de nacionalidade moçambicana e um de nacionalidade sul-africana. “Todos se encontram em isolamento domiciliar” disse a directora acrescentando que, dos novos casos positivos, 16 são de Cabo Delgado, três de Niassa, oito de Nampula e um de Sofala.

O MISAU fez saber ainda que, nas últimas 24 horas, foram testadas 919 amostras das quais 200 foram testadas no sector privado e 719 no laboratório de virologia do Instituto Nacional de Saúde (INS).

Rosa Marlene avançou que mais duas pessoas estão completamente recuperadas da COVID-19, o que eleva o cumulativo de pessoas recuperadas para 223.

A dirigente disse que houve registo de um óbito em Nampula, mas não por motivos de COVID-19. “Esteve internado por outras causas e em algum momento testou positivo, mas quando perdeu a vida já não estava infectado pela doença”, referiu Rosa Marlene.

Sobre o número de internados, a responsável indicou que oito indivíduos estão sob cuidados hospitalares, sendo quatro na província de Nampula, dois na cidade de Maputo, um na província de Sofala e um em Gaza. Todos apresentam sintomatologia leve a moderada e cursam com boa evolução clínica.

A directora nacional de Laboratórios de Saúde Pública no Instituto Nacional de Saúde (INS), Sofia Viegas, disse que mais 8 mil testes chegaram ontem ao país. Segundo a mesma fonte, ao todo, Moçambique espera receber 140 mil testes de COVID-19.

Até ao momento, o país conta com um cumulativo de 1.131.295 pessoas rastreadas para a COVID-19. Destas, 20.264 foram submetidas à quarentena domiciliar, sendo que 2.337 continuam em seguimento. Refira-se ainda que, dos 816 casos positivos contabilizados cumulativamente, 746 são de transmissão local e 70 importados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *