O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou esta quinta-feira, mais 79 casos de infecção pelo novo Coronavírus no país, perfazendo um cumulativo de 2.638 notificados com a doença desde o início da pandemia. Deste total, 2.449 são de transmissão local e 189 importados.
Dos doentes notificados hoje, 73 são de nacionalidade moçambicana, dois dominicanos, um sul-africano, um espanhol, um venezuelano e um holandês. Em termos de localização, 43 são da Cidade de Maputo, 16 estão em Manica, seis na província de Maputo, seis na província de Gaza, quatro em Sofala e Nampula e um em Niassa.
Segundo explicou a directora nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Rosa Marlene, falando em Conferência de Imprensa, os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos.
Os novos resultam da testagem de 1.018 amostras nos laboratórios nacionais do sector público privados.
Sobre os recuperados, o MISAU revelou que 64 pessoas previamentes diagnósticadas a doença estão completamente lívres do novo coronavírus, totalizando 1.015.
Estes novos recuperados estão distribuídos em dez na província de Cabo Delgado, dois em Nampula, três na Zambézia, 14 em Sofala e 35 na Cidade de Maputo.
Até esta quinta-feira, 14 pessoas estavam sob cuidados hospitalares, sendo quatro na província de Sofala e dez na cidade de Maputo.
Refira-se que o país tem um cumulativo de 1.724.838 pessoas rastreadas para a Covid-19 nos diferentes pontos de entrada e 27.239 foram submetidas a quarentena domiciliar. Neste momento, 3.711 pessoas observam ainda a quarentena domiciliária.