Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito e 30 casos de infecção pelo novo coronavírus. Assim, o país já conta com um cumulativo de três óbitos e 583 casos notificados em laboratório.
Segundo explicou o director-geral do Instituto Nacional de Saúde, Ileshi Jani, falando esta tarde na habitual Conferência de Imprensa de actualização de dados da Covid-19, o óbito é de um indivíduo de 84 anos de idade, de sexo masculino, que foi atendido no dia 6 de Junho passado no Hospital Central de Nampula, com sintomas ligeiros de infecção respiratória.
A amostra foi recolhida no próprio dia e o resultado reportado como positivo para SARS-CoV-2 no dia 10 de Junho, enquanto o paciente permanecia em isolamento domiciliar.
Na explicação do director-geral do INS, o indivíduo padecia de outras doenças, nomeadamente a hipertensão arterial e diabetes.
“A idade e as doenças concomitantes podem ter concorrido para a morte súbita do indivíduo”, explicou o responsável.
Em relação aos 30 novos casos notificados hoje, o dirigente referiu que 29 são de nacionalidade moçambicana e um tailandês, sendo que 14 estão na província de Nampula, três em Cabo Delgado, três na Zambézia, um em Inhambane, outra na província de Maputo e oito na Cidade de Maputo.
Referiu igualmente que dos casos novos, quinze são homens e igual número mulheres.
“Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, adiantou.
Actualmente, o país tem um cumulativo de 583 casos positivos confirmados em laboratório, sendo 522 de transmissão local e importados. Refira-se que o país tem 151 recuperados, três óbitos e igual número de internados.