Registados treze novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas

Segundo o balanço epidemiológico desta quarta-feira, 17 de Junho, anunciado pelo Ministério da Saúde (MISAU), treze pessoas testaram positivo pelo novo coronavírus, perfazendo um total de 651 casos de infecção desde o início da pandemia em Moçambique.

Dos novos casos diagnosticados todos são cidadãos moçambicanos, sendo um de Cabo Delgado, oito de Nampula, três da província de Maputo e um da Cidade de Maputo.

Os novos casos saem de um lote de 751  amostras testadas nas últimas 24 horas, colhidas em acções de vigilância activa e rastreio de rotina nas unidades sanitárias.

Segundo a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, os treze pacientes têm sintomatologia leve. Por isso, “encontram-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”.

Nas últimas 24 horas, mais 9 pessoas recuperaram do novo coronavírus, elevando o número para 169.

Marlene, revelou ainda que oito cidadãos estão a receber cuidados hospitalares. Um está em estado crítico em Nampula e outros sete encontram-se estáveis.

Sobre a possibilidade de internamento de todos pacientes infectados, o director nacional de inquéritos e Observação de Sáude, no Instituto Nacional de Saúde, Sérgio Chicumbe, avançou que as autoridades de saúde ainda estão a avaliar os critérios para internamento, para além de se muito oneroso sob ponto de vista de efectividade.

Com estes dados, o país conta, actualmente, com 751 casos positivos da COVID-19, registados, sendo 588 de transmissão local e 63 casos importados.

h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *